A ostomia, intervenção cirúrgica para instalação de uma bolsa coletora que permite eliminar os dejetos do organismo quando os aparelhos digestivo ou urinário não funcionam, já pode ser substituída por duas novas cirurgias.
Assim, desde então passou-se a utilizar o termo estomia ou estoma. Do ponto de vista cirúrgico, as estomias realizadas no intestino ou nas vias urinárias, referem-se à abertura feita na parede abdominal com objetivo de eliminar fezes/gases ou urina.
A colostomia é indicada pelo médico quando são identificadas alterações no intestino grosso de forma que as fezes não conseguem ser eliminadas corretamente pelo ânus. Assim, a colostomia é indicada após de realização de cirurgias para câncer de intestino, diverticulite ou doença de Crohn.
Até 1954, pessoas colostomizadas tinham que evacuar diretamente pelo abdômen, foi quando a enfermeira Elise Sorensen criou o dispositivo que revolucionaria a vida desses pacientes.
A retossigmoidectomia é uma cirurgia que consiste na retirada de uma parte do reto e do cólon sigmóide, que são as partes finais do intestino, sendo indicada nos casos de diverticulite, câncer colorretal ou prolapso retal, que ocorre quando a parte interna do reto fica visível do lado de fora do corpo.
Os três tipos de estoma são: Colostomia, ileostomia e urostomia. Em uma operação de colostomia, parte do seu cólon é trazido para a superfície de seu abdome para formar o estoma.
De forma geral, podemos dizer que a Estomaterapia é uma especialidade da Enfermagem, responsável pelo cuidado da pele . Assim, é possível reabilitar os pacientes que possuem estomias, fístulas e incontinência urinária ou incontinência anal por meio dos cuidados com cateteres, drenos e tubos.
Colostomia em alça Características: Normalmente são temporários e situados no cólon transverso. A alça do intestino transverso é fixada no abdômen. Possui duas aberturas, a extremidade proximal drena fezes, e a porção distal drena muco.
Ostomia. Ostomia é a cirurgia que garante a comunicação entre um órgão interno e o meio externo. Ostomia intestinal é a cirurgia feita para a saída de fezes. Já urostomia é a cirurgia feita para a saída de urina.