O PPEOB visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de exposição ao Benzeno que existam, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, ...
NIOSH estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso a vida e a saúde) para o benzeno o valor de 500 ppm.
OBJETIVO: Informar aos integrantes do GTB os riscos e medidas de controle a serem adotadas nos trabalhos onde exista o agente agressivo benzeno.
Valor de Referência Tecnológico - VRT se refere à concentração de benzeno no ar considerada exequível do ponto de vista técnico, definido em processo de negociação tripartite. O VRT deve ser considerado como referência para os programas de melhoria contínua das condições dos ambientes de trabalho.
trabalhadores, empregadores e de governo. de julgamento profissional que devem estar especificados no relatório da avaliação. Concentrações de Benzeno em Ambientes de Trabalho". precocemente possível, de efeitos nocivos induzidos pelo benzeno à saúde dos trabalhadores.
Referência: 47011. O 1501 – Programa de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB) – Anexo 13, NR-15 tem por objetivo tratar do compromisso das empresas com a prevenção da exposição por parte dos funcionários dos estabelecimentos que utilizam Benzeno em seus processos.
O benzeno afeta especificamente medula óssea (nos tecidos que produzem células sanguíneas). Anemia aplástica, sangramento excessivo, e danos ao sistema imunológico (por alterações nos níveis de anticorpos no sangue e perda de células brancas do sangue) podem se desenvolver.
O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.
O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.
Os membros do GTB devem participar de treinamento sobre os riscos do benzeno e seus efeitos sobre a saúde, com carga horária mínima de 20 (vinte) horas, com o seguinte conteúdo: dados físico-químicos do benzeno e misturas que o contém; riscos da exposição ao benzeno; vias de absorção; sinais e sintomas do ...