Luto vem do Latim "lucto" e significa um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém.
Significado de Luto substantivo masculino Profundo pesar causado pela morte de alguém. Sentimento gerado por perdas como separação, partidas ou rompimentos. Sinais exteriores desse pesar, em particular o traje, quase sempre preto, que se usa quando se está de luto. [Figurado] Designação da própria morte; morte.
De acordo com o dicionário Oxford, que é o mais importante da língua inglesa, o termo luto significa "a expressão de tristeza, ou pesar, pela morte de alguém". A palavra em português tem origem no termo em latim luctu, que também era usado para representar a dor e tristeza pela perda de algo ou alguém.
Em 1971 o 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez. A idéia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado.
Por ser um ato simbólico, de agradecimento e reconhecimento à pessoa que faleceu, o Luto Oficial não configura feriado. O período normal para luto nacional é de três dias, podendo, excepcionalmente, em face de notáveis e relevantes serviços prestados ao país pela autoridade falecida, ser estendido por até sete dias.
O luto é o processo emocional de vivenciar a ausência e o vazio causados por uma perda. Geralmente, é associado à angústia da perda de algum ente ou pessoa que morreu, mas também vivenciamos o luto em outros tipos de perda.
Não há como superar a morte de uma maneira fácil e cada pessoa sente a dor de forma diferente. Para alguns, o tempo de luto será marcado pelo isolamento social, baixa autoestima e pessimismo. Para outros, as etapas do lutos podem percorrer a impulsividade, hostilidade e agressividade.
O que dizer para alguém de luto?
Como conceituado acima, Luto oficial é o sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém, proposto por uma autoridade legalmente constituída. ... Luto nacional: sempre que o Presidente da República decretar e no dia de finados (2 de novembro).
Sensação de morte iminente e/ou pânico: é um sentimento de medo extremo (diferente de medo intenso), agudo ou prolongado, acompanhado de sintomas e sinais físicos como sudorese e taquicardia e de temor a um perigo imediato e não localizável ou identificável.