A Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, é uma relíquia cristã de origem espanhola. Segundo a tradição, apareceu por milagre na cidade de Caravaca de la Cruz, Espanha, em , e, por conter fragmentos do lenho da cruz de Cristo, eram-lhe atribuídos muitos milagres.
Segundo historiadores, a cruz é originalmente heráldica, ou seja, ligada a brasões de armas ou escudos. A Cruz de Lorena simbolizava que os duques de Lorena, na França, eram duplamente cristãos: por serem príncipes de um Estado cristão e como os conquistadores de Jerusalém.
Cruz patriarcal ou cruz dobrada é uma variante da cruz cristã, o símbolo do cristianismo. ... O símbolo apareceu no Império Bizantino no século X e rapidamente ganhou popularidade. Por muito tempo acreditou-se ter sido um presente do papa a Santo Estêvão da Hungria como símbolo da fé apostólica do Reino da Hungria.
Os Jesuítas a usavam como símbolo, carinho e estimulo e ficou conhecida por "Cruz Missioneira" era usada pelos índios na Região das Missões como símbolo do bem contra o mal. Os dois braços simbolizam a fé redobrada, foco, abnegação. A cruz é considerada como um amuleto, uma proteção espiritual contra todos os males.
SAGRADA CRUZ DE CARAVACA Oração para Causas e Negócios Urgentes Na dificuldade em resolver uma Causa ou um Negócio Urgente, reze esta oração por intenção das Cinco Chagas de Jesus Cristo, durante 7 dias. A Vós, Santo Expedito, é que me dirijo, contrito e cheio de Fé, para que me veleis junto ao Senhor.
A Cruz de Ferro é uma condecoração militar surgida no Reino da Prússia e concedida pela primeira vez em março de 1813 pelo rei Frederico Guilherme III. Honraria militar instituída nas Guerras Napoleônicas foi utilizada até a Segunda Guerra Mundial, quando houve uma ruptura.
As três barras sequenciais são geralmente relacionadas à Santíssima Trindade, formada por Pai, Filho e Espírito Santo. Mas, como não há um simbolismo determinado, também se especula que podem representar uma escada, simbolizando os degraus que precisam ser superados até o paraíso.
Também conhecida como Cruz Tetragrâmica, é uma cruz grega com quatro letras em cada canto. A primeira aparição (há outras fontes que mencionam com letras sérvias) foi como letras gregas beta do Império Romano Oriental, as iniciais da frase do grego que significa: "Rei dos reis governando sobre reis".
Católicos romanos, ortodoxos orientais, alguns ramos do luteranismo e do anglicanismo muitas vezes fazem o sinal da cruz sobre si mesmos como demonstração de fé pela respectiva doutrina.