Verdade: uma boa amostra tem menos de 5 células epiteliais por campo no exame de urina.
As células epiteliais são os blocos de construção do tecido epitelial. Como todas as outras células, elas estão cercadas por membranas celulares. As membranas celulares epiteliais possuem três regiões (domínios) diferentes em estrutura e função: apical, lateral e basal.
O tecido epitelial caracteriza-se pela pouca quantidade de material intercelular e por apresentar células extremamente unidas (justapostas). Esse tecido não apresenta vasos sanguíneos, sendo que sua nutrição e oxigenação, assim como a remoção de detritos, são feitas através de capilares do tecido conjuntivo adjacente.
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
A presença de células epiteliais na urina é considerada normal e geralmente não possui relevância clínica, pois indica que houve descamação natural do trato urinário, fazendo que essas células sejam eliminadas na urina.
As células epiteliais são as células do trato urinário. O fato delas estarem presentes na urina significa apenas que essas células descamaram e foram levadas pela urina ao passar pelo canal urinário.
Como os epitelios são avasculares, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão através da membrana basal, a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo. Os epitelios são classificados de acordo com a forma das células, e o arranjo pelo qual elas se dispõem.
São projeções da membrana plasmática freqüentemente digitiformes, ou seja, em forma de dedo de luva. ... As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular.
Também podem ser feitos um hemograma completo e uma hemocultura para identificar uma infecção urinária. Os seguintes exames podem ser realizados para ajudar a descartar problemas em seu sistema urinário que podem levar a infecções ou dificultar o tratamento de uma infecção urinária: Tomografia computadorizada abdominal.
Quando ir no médico As alterações da cor e cheiro da urina duram mais de 24 horas; Surgem resultados alterados no exame de urina de rotina; Surgem outros sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos; Existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária.