O tratamento pode ser feito com analgésicos para alívio da dor, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. Quando existem outras alterações importantes na coluna, o ortopedista pode indicar a necessidade e fazer uma cirurgia para fundir duas vértebras da coluna, por exemplo.
Nódulo de Schmorl é uma alteração visualizada em exames de imagem da coluna vertebral que indica a herniação do disco intervertebral para dentro do corpo vertebral.
Nódulo de Schmorl é uma herniação do disco intervertebral através do platô vertebral das vértebras adjacentes. É uma causa comum de dor lombar e o tratamento conservador resolve a maioria dos casos.
Também denominada hérnia intrassomática de Schmörl, essa condição caracteriza-se por um processo de herniação do disco intervertebral para o interior da vértebra. Vale lembrar, que na situação de uma hérnia de disco, o que acontece é uma alteração na área externa à vértebra.
Nódulos são lesões sólidas maiores que 1 centímetro de diâmetro. Sente-se um nódulo pela palpação, podendo se desenvolver na pele ou tecido conjuntivo, em diferentes órgãos no corpo. Por exemplo nódulos na tireoide ou nódulos na mama.
O disco toca o tecido ósseo de cada vértebra, situadas acima e abaixo, em uma região chamada de platô vertebral, área ocupada por fina cartilagem hialina que reveste o osso propriamente dito.
Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.