O tratamento para desidratação discal deve ser feito sob orientação de um ortopedista e normalmente envolve o uso de medicamentos para aliviar a dor e sessões de fisioterapia que ajudam a melhorar a mobilidade, aliviar a dor e evitar a rigidez.
A degeneração discal (Osteocondrose Intervertebral) é um processo degenerativo comum envolvendo o núcleo pulposo. Com o avanço da idade são observados a desidratação e o ressecamento do disco intervertebral, particularmente o núcleo pulposo.
Quando ocorre o abaulamento discal, o anel fibroso ainda está intacto, podendo estar distendido, mas ele não foi rompido. Já quando o caso evolui para uma hérnia de disco, há rompimento do anel fibroso. A coluna vertebral tem diversas vértebras e elas recebem letras e números, conforme sua localização.
Uma discopatia degenerativa significa que o disco está lesionado. O disco é como uma borracha (na verdade é uma cartilagem) que amortece a pressão entre os ossos da coluna. Quando esta pressão é muito grande e fica por muito tempo, este disco é sobrecarregado, machucando-se.
Reidratação da Coluna Vertebral – Os discos se reidratam durante a noite com a água que você consumiu. Esse processo é chamado de troca intradiscal de fluidos porque substitui os fluidos antigos por nova hidratação. Os discos tornam-se preenchidos e têm suas qualidades de amortecimento novamente.
Pratique exercício físico. Vale combinar atividades aeróbicas com as que fortaleçam a musculatura do dorso, chamada de estabilizadora profunda da coluna, para prevenir o desgaste prematuro. Caminhadas entram no primeiro grupo e yoga, pilates e musculação no segundo.
A doença discal degenerativa ou discopatia degenerativa é uma alteração da normal estrutura do disco intervertebral da coluna. Esta pode acontecer precocemente por causas genéticas ou no decorrer do processo natural de envelhecimento.
Caso o tratamento realizado não seja suficiente para aliviar o desconforto, o médico pode recomendar medicamentos mais fortes como relaxantes musculares para aliviar a tensão muscular e opioides, gabapentina ou duloxetina, para aliviar a dor.