O Sistema de Gestão Ambiental – SGA é uma estrutura organizacional formado por um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma empresa, de forma a obter o melhor controle sobre os impactos ambientais de suas atividades.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) atua como ferramenta para estabelecer práticas e procedimentos apropriados para o desenvolvimento sustentável de uma empresa. Requer a formulação de diretrizes, definição de objetivos, coordenação de atividades e avaliação de resultados.
Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. ... Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental; 2.
A Verificação e Ação Corretiva são orientadas por quatro etapas do processo de gestão ambiental: Monitoramento e Medição; Não-conformidade e Ações Corretivas e Preventivas; Registros e Auditoria do SGA.
O SGA determina como as organizações deverão realizar a gestão de meio ambiente, os indicadores que precisarão ser monitorados, a forma como os processos afetarão o meio ambiente, entre outros.
2.3.4. O modelo de SGA mais consagrado é definido pela Norma ABNT NBR ISO 14001, aplicável a qualquer organização, independente de porte ou país (EPELBAUM, 2006).
Pode-se definir que existem 6 fases fundamentais na implementação de um sistema de gestão ambiental.
Além das empresas obterem melhores oportunidades de negócios ao adotar um SGA, outros benefícios podem ser destacados como:
Benefícios ao implantar um sistema de gestão ambiental (SGA)
Além das empresas obterem melhores oportunidades de negócios ao adotar um SGA, outros benefícios podem ser destacados como: