Ouça em voz altaPausaradjetivo Relativo à migração, ao processo de entrada (imigração) e de saída (emigração), de algo ou de alguém de um lugar para outro.
Ouça em voz altaPausarAlém de mudar de país ou região, a migração significa o ato de locomover-se de uma região para a outra independentemente se haverá mudança definitiva ou não. Quando vamos à escola e voltamos para casa, estamos migrando de um local para o outro. A ação de ir a um local já é um ato migratório.
Ouça em voz altaPausarA migração corresponde ao deslocamento de uma pessoa ou de parte da população sobre o espaço geográfico. Ela pode ser de modo temporário ou permanente e internacional ou dentro de um mesmo país.
Ouça em voz altaPausarDiferença entre o número de entradas e saídas por migração, internacional ou interna, para um determinado país ou região, num dado período de tempo. O saldo migratório pode também ser calculado pela diferença entre a variação populacional e o saldo natural.
Ouça em voz altaPausarOs fluxos migratórios ocorrem por diferentes motivos, entre eles se destacam os de ordem econômica, política e cultural. ... Ao abordar os fluxos migratórios no Brasil, é necessário explicar porque algumas Regiões do país são historicamente mais atrativas que outras.
Os principais tipos de migração
Ouça em voz altaPausarMigração pendular: Migração diária, cotidiano do deslocamento de uma pessoa. Migração sazonal: Migração feita por causa das estações do ano, onde um ser se desloca temporariamente. Êxodo rural: Migração feita da transferência do campo para a cidade. Êxodo urbano: Migração feita da transferência da cidade para o campo.
Ouça em voz altaPausarA migração temporária (ou sazonal) é aquela em que a pessoa se desloca por um curto espaço de tempo, por exemplo, durante um intercâmbio escolar ou uma apresentação num congresso. Já a migração permanente é quando alguém decide migram por motivos econômicos, sociais ou ambientais e permanece no local.
Ouça em voz altaPausarMigração sazonal: deslocamento sazonal de pessoas por determinado espaço de tempo. Migração permanente: quando o indivíduo resolve ficar no local onde migrou. Migração espontânea: deslocamento que ocorre por vontade da própria da pessoa(s). Migração forçada: grupos de pessoas que são obrigadas a se deslocarem.