Um sistema termodinâmico é toda a região do espaço que se deseja estudar e que é separado por uma superfície chamada de fronteira, que separa o sistema do resto do universo. Podemos indicar tal sistema conforme sua relação de troca de energia com a vizinhança.
Os sistemas termodinâmicos classificam-se como sendo isolados, fechados ou abertos. Um sistema isolado não interage de modo algum com os arredores. O contentor que contém o sistema e o delimita dos arredores, é impermeável à matéria e não permite a transferência de energia.
Os seres vivos são sistemas termodinâmicos abertos, ou seja, são capazes de realizar trocas de energia com o meio externo. Outro princípio importante da termodinâmica que define o funcionamento da vida é a ENTROPIA (S).
A Termodinâmica é regida por quatro leis. entropia, temperatura, calor e volume que nos permitem descrever diversos sistemas por meio de variáveis, como pressão, volume, temperatura, calor e entropia.
Vizinhança, em física, define-se como sendo toda a parte, região, que rodeia um sistema. Um sistema separa-se da sua vizinhança por uma fronteira.
Grandezas de estado termodinâmico são definidas e medidas somente em equilíbrio. ... Essa é a lei zero da termodinâmica. Caracterizamos o equilíbrio térmico por uma grandeza de estado intensiva a temperatura. Portanto, os sistemas que estão em equilíbrio térmico possuem a mesma temperatura.
Um sistema termodinâmico é um espaço ou região que é definido por limites reais ou imaginários, - Brainly.com.br.
- sistema fechado, onde ocorrem apenas transferências de energia; - sistema isolado, em que não há permutas de energia nem de matéria. A Terra é um exemplo de sistema fechado, pois estabelece trocas de energia com o meio envolvente, mas o intercâmbio de matéria não é significativo.
Na termodinâmica, o trabalho tem um papel fundamental, pois ele pode ser considerado como o objetivo final da construção de uma máquina térmica. Nas antigas maquinas a vapor, por exemplo, gerava-se calor com a queima de combustível, como o carvão. O resultado final era o movimento, ou seja, a realização de trabalho.
A energia interna de um sistema termodinâmico define-se pela energia total considerada no sistema. Isso inclui a energia cinética e a energia potencial que se encontra nele, sendo essas necessárias para criar ou preparar o mesmo em qualquer estado.