Na cultura do candomblé, adereço protege o ori (cabeça, na língua yorubá). "Autoestima, elegância, empoderamento e sabedoria". ... Além de oferecer oficinas de como usar o adereço no Ilê, Dete também veste a própria cabeça e destaca o significado que o turbante tem na sua religião, o candomblé.
O pano de cabeça, ou ojá, não é apenas um enfeite do traje feminino. Seu uso é de extrema importância. Além de marcar a hierarquia, tempo de iniciação entre os médiuns, serve como proteção para a coroa, contra energias pesadas e algumas quizilas.
O PANO DA COSTA, UM APETRECHO FEMININO. 1º Também conhecido como alaká, pano-de-alaká ou pano-de-cuia, o pano-da-costa é de origem africana e compõe a indumentária da roupa de baiana. Seu uso está intimamente ligado ao âmbito das religiões afro-brasileiras e obedece às cores simbólicas dos orixás.
Mais do que um acessório estético, o turbante significa um resgate de identidade. Para alguns, o torso é símbolo de importância máxima na cultura afro. ... Para a pesquisadora e designer Thaís Muniz, o turbante tem uma função social de comunicação não verbal.
De todos os tipos de Pombagira, ela possui grande dom de vidência e o transfere aos seus médiuns. Usa lenço na cabeça, bijuterias, vestidos longos vermelhos, com detalhes em dourado e amarelo, usa uma rosa no decote e um punhal escondido embaixo da saia.
E quanto aos tecidos mais indicados, você tem bastante liberdade para testar os que mais te agradarem. Mas os mais comuns são tricoline, sarja e viscose. Também é bom evitar a malha, pois ela pode acabar escorregando da cabeça.
Para o estudante universitário Herácliton dos Santos Barbosa, 20 anos, o eketê, gorro litúrgico utilizado por homens que seguem algumas religiões de matriz africana no Brasil, é um elemento de proteção.
O pano da costa é parte integrante da indumentária de baiana característica das ruas de Salvador e do Rio de Janeiro no século XIX. Usado sobre os ombros, o pano da costa teria, como principal função, de acordo com o pesquisador Raul Lody (2003), distinguir o posicionamento feminino nas comunidades afro-brasileiras.