poliúria. Produção e eliminação abundante e excessiva de urina.
Poliúria: aumento do volume urinário, ou seja, da diurese. Pode decorrer por mobilização de edemas, di- minuição do hormônio antidiurético, diabetes mellitus e até por desobstrução aguda das vias urinárias excretoras. Oligúria:diminuição da diurese.
Algumas causas de poliúria
Poliúria (do gr: polys, muito e oûron, urina) termo médico que faz referência ao sintoma de urinar em excesso (acima de 2,5 litros por dia), frequentemente acompanhado de um aumento da frequência urinária (polaquiuria).
A síndrome poliúria/polidipsia é frequentemente observada associada a uma gama de distúrbios hormonais ou não hormonais. Define-se poliúria como um volume exagerado (mL/kg) de urina por dia, ao passo que polidipsia é definida como uma ingestão excessiva (mL/kg) de água por dia.
Polaquiúria ou Polaciúria (do grego poli muita, latim aqua água e uria urina) é um sintoma urinário caracterizado por aumento do número de micções com diminuição do volume da urina, ou seja, urinar pouca quantidade muitas vezes ao dia. É comum a queixa ser "vou ao banheiro toda hora, mas só saem algumas gotinhas".
Oligúria é definida como o volume da urina excretada menor que as necessidades para a eliminação de catabólitos. Convencionalmente é classificada como oligúria uma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.