Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.
"'Empowerment' também significa comprometer-se a ajudar as pessoas a crescer", explica Diane. ... A Chapparel Steel, uma empresa da área de metalurgia no Texas (centro-sul dos EUA), é um exemplo de organização que procura utilizar o máximo de potencial dos profissionais, outro objetivo do "empowerment".
Com mencionado anteriormente, a adoção do empowerment por parte das empresas traz diversos benefícios para elas, como por exemplo: o aumento da motivação e da satisfação dos funcionários, aumentando assim a taxa de retenção dos talentos da empresa, o compartilhamento das responsabilidades e tarefas, maior agilidade e ...
Empowerment retrata "empoderamento". É uma ideia que está entrelaçada a liderança. Tendo como base as informações cedidas pelos gestores, esse conceito repassa à equipe o poder das tomadas de decisões.
Empowerment é uma estratégia utilizada nas empresas, pelos líderes e gestores, para um melhor aproveitamento de pessoal. A estratégia consiste em capacitar os funcionários e assim dar autonomia na tomada de decisões de suas funções e tarefas.
Portanto, o objetivo do empowerment é delegar novas responsabilidades a alguém, enriquecendo o seu cargo com novas funções, tarefas ou atribuições. A aplicação desse conceito dá mais autonomia, permitindo que as pessoas tomem decisões e desenvolvam habilidades para alcançar cargos maiores dentro da organização.
Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. ... Com esta atitude a empresa descentraliza suas decisões e estabelece um estilo de gestão extremamente mais participativa, dando maior autonomia a seus colaboradores.
Empowerment significa delegar poder ou autoridade, dando liberdade de as pessoas agirem com mais autonomia, participando ativamente nas tomadas de decisões dentro das empresas. Faz com que os funcionários saiam da robotização, do engessamento, e passem a usar mais a criatividade e seu potencial.