[ Física, Química ] Processo pelo qual moléculas ou iões de um fluido são atraídos ou retidos numa superfície sólida. Confrontar: absorção.
Adsorção é o acúmulo de uma sustância (adsorvida) em uma superfície (adsorvente). Um bom exemplo é o uso do carvão para retirar odores em geladeiras.
Absorção x Adsorção A grande diferença entre os dois processos é que na absorção a substância absorvida é embebida pela substância absorvente, o maior exemplo disso é uma esponja, que absorve a água. Já na adsorção, a substância fica apenas retida na superfície adsorvente, sem ser incorporada ao volume da outra.
A adsorção é um processo espontâneo que ocorre sempre que uma superfície de um sólido é exposta a um gás ou a um líquido. Mais precisamente, pode definir-se adsorção como o enriquecimento de um dado fluido, ou o aumento da densidade desse fluido, na vizinhança da interface.
Um bom exemplo de situação em que ocorre a adsorção é o uso do carvão para retirar odores em geladeiras. Os alimentos armazenados na geladeira são lentamente decompostos e, com isso, desprendem substâncias gasosas voláteis, que, por sua vez, exalam os odores desagradáveis.
O fenômeno de adsorção pode ser entendido como o acúmulo químico e/ou físico de uma substância ou material, por mecanismos químicos, na interface entre a superfície sólida e a solução.
4.1.1.1. A utilização da adsorção física para caracterização da porosidade e área superficial de sólidos porosos tem sido bastante utilizada nos últimos anos como técnica para controle de qualidade e para caracterização de novos materiais.
Adsorção é a adesão física ou ligação de íons e moléculas na superfície de uma outra molécula. O processo inverso da sorção é a dessorção. Numa sorção, se uma absorção, o material (fase) que absorve é chamado de absorvente (ou agente absorvente), e o material (fase) absorvido é chamado de absorvato.
Isotermas de adsorção são equações matemáticas usadas para descrever, em termos quantitativos, a adsorção de solutos por sólidos, a temperaturas constantes. Uma isoterma de adsorção mostra a quantidade de um determinado soluto adsorvida por uma superfície adsorvente, em função da concentração de equilíbrio do soluto.
O gráfico da quantidade de gás adsorvido, a temperatura constante, contra a pressão de adsorção é chamado de isoterma de adsorção. As isotermas auxiliam na determinação da capacidade de adsorção do material e, além disso, ajudam na apreciação do desempenho do sistema de adsorção.