A estrela da vida é o símbolo que identifica o Pré Hospitalar, é também considerada como o símbolo internacional da Paramedicina e dos Técnicos em Emergências Médicas, devido à Serpente e o Bastão. ... Cada uma das barras da azul "Estrela da Vida" representa a função em seis sistemas do EMS.
Esta é a marca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192. Ela tem como elemento central do seu símbolo a "Estrela da Vida", que faz das suas pontas a representação das funções da Emergência Médica, e no seu centro a serpente e o bastão, referências ao caduceu de Esculápio, símbolo da Medicina.
É a cruz com seis barras, que é a adaptação do Símbolo de Identificação Médica da Associação Médica Americana. Nela, ainda existem uma cobra e um bastão, que tratam sobre a arte da cura, na mitologia grega. Essa simbologia faz parte dos símbolos APH, dos profissionais de saúde.
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.
O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega. ... Durante uma visita a pacientes, uma serpente subiu e se enrolou no cajado e por lá ficou. Assim, a mitologia grega o colocou como deus da Medicina.
Por gerar grandes ninhadas, o coelho representa a fertilidade e o recomeço da vida, simbolizando a capacidade constante da Igreja de produzir novos discípulos.
A "Estrela da Vida" foi então desenhada em 1973, por Leo R. Schwartz, chefe do Departamento do Serviço de Emergência Médica (SEM) da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA, e foi adotada como símbolo na identificação do pessoal médico da Associação Médica Americana.