O poder de um sabre de luz vem de um cristal Kyber e a cor que cada cristal emite representa a conexão do Jedi com a Força. Confira: - A cor amarela é normalmente usada por um Jedi hábil e com grande destreza. - A cor roxa indica usuários da Força tanto do lado claro quanto do lado escuro.
O Sabre roxo geralmente caracteriza usuários que fizeram parte do Lado Sombrio da Força por um tempo, mas acabaram passando para o Lado Luminoso. Muitos desses Jedi decidem partir em uma jornada para encontrar um cristal natural e construir um novo Sabre de Luz que simbolize a sua própria transformação.
O azul é associado aos Jedi Guardiões, os guerreiros especializados em combate e que dominam o uso do Sabre de Luz. As características associadas à cor azul são a proteção, justiça e intelecto. Sabre de luz usado por Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker.
Ao longo de sua jornada, Ahsoka adquiriu uma segunda lâmina com um tom meio amarelado, em comparação a sua antiga lâmina, e mais curta também. Isso ajudou a personagem a se tornar extremamente cativante, pois seu estilo era único e incrível.
Tanto Obi-Wan quanto Anakin eram azuis; Vader estava vermelho. Essas cores permaneceram como padrão até "Return of the Jedi", quando Lucas tinha a cor da nova lâmina de sabre de luz de Luke mudada para verde para que ela se destacasse melhor contra o céu azul de Tatooine.
As cores dos sabres de luz eram originados nas respectivas cores dos cristais neles contidos. Esses cristais eram comumente encontrados na Caverna de Cristal no planeta Ilum ou em outros planetas que também possuíam cristais.
O sabre negro era um sabre único e antigo de lâmina escura, criado por Tarre Vizsla, o primeiro mandaloriano a entrar para a Ordem Jedi, antes de 1019 ABY. A arma foi mantida no interior do templo Jedi até ser roubado por ancestrais de Pre Vizsla em um conflito com os Jedi durante a queda da Velha República.