Significado de Magma substantivo masculino Massa pastosa, espessa e viscosa. Massa fundida que, consolidando-se, dá uma rocha endógena.
[...] subida de uma coluna de magma até a superfície.
Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros materiais são expelidos. Vulcão é uma estrutura geológica em que ocorre o fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície.
substantivo masculino Abertura na crosta terrestre através da qual o material do magma terrestre é trazido à superfície (lava, gases, cinza etc.). [Geografia] Relevo edificado pelas lavas expelidas do interior da Terra por um conduto.
Essa lava muitas vezes é denominada magma, do Latim magma, "resíduos de uma unção", do Grego magma, "unguento espesso". ... A primeira palavra vem do Latim fluxus, "o que escorre", de fluere, "fluir, deslizar, escorrer".
Não podemos afirmar que todo o manto terrestre é composto pelo magma. Pois, a maior parte do manto é formado pelas rochas em estado nomeado de reodo. Assim, a diferença é que enquanto o magma se forma nas câmaras magmáticas, o reodo se forma em pressões e profundidades maiores.
O principal mecanismo de formação dos magmas é por fusão parcial das rochas que formam a porção superior do manto terrestre. Essa fusão das rochas sólidas para formar o magma é controlada por três parâmetros físicos: (1) a sua temperatura; (2) a sua pressão; e (3) a sua composição.
O magma integra o manto, camada intermediária entre a crosta superficial e o núcleo profundo da Terra (ver imagem). Se a crosta não chega a atingir 100 km de profundidade, o manto mergulha a quase 3.000 km, contendo 80% do volume do planeta.
A formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque das placas tectônicas (veja a ilustração). ... Os ciclos tectônicos, que permitem a formação dos vulcões, têm um período de existência de aproximadamente 300 milhões de anos. Quando esse processo termina, cessa também a atividade vulcânica.
Terremotos. Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido.