O seu nome provém da palavra árabe الدبران al-dabarān que significa "Aquela que Segue" ou "Olho do Touro" – referência à forma como a estrela parece seguir o aglomerado estelar das Plêiades durante o seu movimento aparente ao longo do céu nocturno.
Um modo fácil de localizar as plêiades no céu é tomando a reta formada pelas estrelas Betegeuse (na constelação de Orion) e Aldebarã, ambas fáceis de ser identificdas por ter cor avermelhada. Seguindo a reta chegaremos ao aglomerado das Plêiades, bem no pescoço do touro.
Ascensão Reta 4h 35m 55s | Declinação +16° 30′ 33″ Aldebarã/coordenadas
Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses.
65,23 anos-luz Aldebarã/Distância da Terra
Lista das estrelas mais brilhantesNome tradicionalDistância à Terra (anos-luz)1.Sirius8.62.Canopus3103.Alpha Centauri / Rigel Kent4.44.Arcturus37
Localizada no hemisfério norte, ocupa a 17ª posição em relação a tamanho, entre todas as 88 constelações catalogadas. Assim, está entre as constelações de Áries e Gêmeos e próxima também à Constelação de Órion (ou seja: você pode procurar as Três Marias e se localizar a partir daí).
65,23 anos-luz Aldebarã/Distância da Terra
61.402.000 km Aldebarã/Diâmetro
As Plêiades (Messier 45), conhecidas popularmente como sete-estrelo e sete-cabrinhas, são um grupo de estrelas na constelação do Touro. ... As Plêiades têm vários significados em diferentes culturas e tradições. O aglomerado é dominado por estrelas azuis quentes, que se formaram nos últimos 100 milhões de anos.