O levante de 1830 determinou a ruína dos ideais conservadores do Congresso de Viena. Naquele ano, com o expresso apoio das alas políticas mais conservadoras de todo o país, o rei Carlos X passou a fomentar medidas que restaurassem o absolutismo do Antigo Regime. ...
Na França, essa revolução de caráter liberal e burguês derrubou o rei Carlos X e o absolutismo. As principais consequências foram: - Queda de Carlos X do trono francês e fim do absolutismo. - Com o apoio da burguesia, Luís Felipe I (chamado de o "Rei Burguês"), da dinastia Orleans, assume o trono.
(1820, 18) na Europa Movimentos contrários ao Absolutismo, Movimentos liberais burgueses. A França foi o berço de todas essas ondas revolucionárias. Essas ondas revolucionárias são uma reação às medidas do Congresso de Viena e continuação dos ideais da Revolução Francesa.
Revolução de 1830: Antecedentes e Fatores
A Revolução de Julho de 1830, também conhecida como as Três Gloriosas (em francês Les Trois Glorieuses), é a designação dada aos acontecimentos dos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830, conhecidos como os três dias gloriosos, durante os quais o povo de Paris e as sociedades secretas republicanas, liderados pela burguesia ...
Os acontecimentos de 1830 na França são continuidade dos conflitos iniciados com a revolução de 1789, mas não se limitaram a um único país. Movimentos semelhantes ocorreram nos Países Baixos, levando à independência da Bélgica, na Rússia, na Polônia e em territórios que hoje compõem a Itália e a Alemanha, entre outros.
Dessa maneira, podemos dizer que a principal causa da Revolução de 1830 na França foi o absolutismo exacerbado de Carlos X, indo completamente contra os ideais vistos desde a Revolução Francesa de 1789, que expressava o liberalismo e a tentativa da burguesia de fim da centralização real.
O que foi os ''tres dias glorioso'' Assim, durante os dias 27, 28 e 29 de julho, os chamados Três dias gloriosos a população se mobilizou, saiu ás ruas, organizou barricadas e enfrentou as tropas do governo. O resultado foi a queda do rei Carlos X e o fim da dinastia dos Bourbon.
A onda revolucionária foi uma série de revoluções que ocorreram em locais diferente, porém, na mesma época. O conceito é importante para marxistas, que ver as ondas revolucionárias como prova de que um revolução mundial é possível. o desenvolvimento foi o crescimento espiritual do proletariado.
Além de ambas terem desencadeado protestos e revoluções pela Europa, as duas terminaram com monarquia novamente. A de 1830 mudou de Dinastia Bourbon para Orleans e a de 1848(Primavera dos povos) terminou em 1852 com a ascensão de Napoleão III no trono. As duas buscavam reformas trabalhistas em prol da igualdade social.