Luteranismo é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé.
Martinho Lutero posicionou-se fortemente contra a prática da venda de indulgências em suas 95 teses. O que Martinho Lutero fez, na prática, com a humildade de um membro da Igreja Católica, foi questionar se a Igreja estava, em verdade, cumprindo a essência do Cristianismo.
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil tem por doutrina a base feita pelo reformador Martinho Lutero, utilizando de sua tradução da Bíblia, a chamada Bíblia de Lutero. Lutero pregava que a salvação vinha pela graça e pela fé, contrariando à ideia das boas obras.
A ideia central desta doutrina religiosa é a "justificação pela fé". Para Lutero, Deus não salvará o ser humano pelos seus atos e sim pela fé de cada em Jesus Cristo. Desta maneira, a relação entre os fiéis e Deus é direta, sem a mediação da Igreja e esta somente seria encarregada de ensinar e orientar os fiéis.
Entre suas principais características podemos destacar: Salvação pela fé: ao contrário do que ocorria com a venda de indulgências, o luteranismo acreditava que a salvação era fruto da fé das pessoas; Livre interpretação da Bíblia: antes da Reforma Protestante, a Bíblia era conhecida apenas em latim.
As doutrinas luteranas eram humanistas, pois colocavam o ser humano como único responsável pela própria salvação. Para Lutero, não havia mais intermediários entre os homens e Deus. ... Lutero também defendia que a Igreja não era o caminho para a salvação, pois o papel da Igreja era o de apontar o caminho até ela.
O calvinismo é uma doutrina religiosa criada por João Calvino, em 1536, e que defende a predestinação, ou seja, que a salvação já foi determinada por Deus.
Martinho Lutero (14) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. ... Inspirado pelo versículo bíblico "O justo se salvará pela fé", Martinho Lutero iniciou a escrita das famosas 95 teses luteranas que foram de encontro às práticas dos membros do clero.
O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). ... Segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.
Segundo ele, a confirmação é entendida como um rito que complementa o batismo, pois transforma as pessoas em membros plenos da comunidade e lhes permite a participação da eucaristia, ou seja, da celebração da Santa Ceia.