Significado de Lúpulo substantivo masculino Planta trepadeira alta cultivada por seus frutos escamosos, semelhantes às pinhas. O lúpulo é um dos ingredientes usados para fazer cerveja. Da mesma família que o cânhamo, é uma planta perene, que floresce todos os anos.
O lúpulo é uma planta medicinal, também conhecida como Engatadeira, Pé-de-galo ou Vinha-do-norte, muito utilizada para fazer cerveja, mas que também pode ser usada na preparação de remédios caseiros para tratar distúrbios do sono, por exemplo.
Cannabaceae Lúpulo/Família
A planta é perene e produz uma vez por ano. O seu crescimento é rápido, chegando a crescer até 30 cm por dia. A altura média da planta é de 5 metros, mas as plantas da família Silveira, em 3 meses de desenvolvimento, desde o plantio, medem mais de 7 metros de altura.
L. Lúpulo, ou pé-de-galo, é uma liana, angiosperma, da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae, nativa da Europa, Ásia ocidental e América do Norte. ... O lúpulo é um conservante natural, sendo essa uma das principais razões para ser adotado na produção de cerveja.
O lúpulo, planta da espécie humulus lupulus, é responsável pelo aroma e amargor da bebida. Santa Catarina é o Estado que tem maior percentual de produtores (27%), seguido por Rio Grande do Sul (22%), São Paulo (18%), Paraná (7%), Minas Gerais (6%) e Rio de Janeiro (5%).
Entre as propriedades do lúpulo estão as ações como afrodisíaco, analgésico, antibacteriano, antisséptico, antiespasmódico, diurético, antitérmico, fitoestrogênio, emenagogo, estimulante da secreção do leite materno, hipnótico, laxante, relaxante muscular, sedativo, soporífero e tônico.
O lúpulo é responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à cerveja. ... Durante a fervura, estes compostos passam por um processo chamado isomerização, tornando-os solúveis no mosto e assim, conferindo o amargor.
Em vigor até hoje no país tradicionalmente conhecido como amante e consumidor ávido da bebida, a lei estabeleceu que esta deveria ser produzida apenas com água, malte de cevada e lúpulo.
O lúpulo é responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à cerveja. Os componentes amargos de interesse para a bebida são os alfa-ácidos. Durante a fervura, estes compostos passam por um processo chamado isomerização, tornando-os solúveis no mosto e assim, conferindo o amargor.