A fosfatase alcalina é usada no diagnóstico e no acompanhamento de distúrbios hepáticos e ósseos. Nos distúrbios hepáticos, ela reflete sofrimento das células dos ductos biliares. Nos distúrbios ósseos, indica aumento da atividade de formação óssea.
Qual é a função da fosfatase alcalina?
O exame de fosfatase alcalina serve para estudar se há problemas ou alterações no funcionamento dos órgãos em que essa enzima está presente, como o fígado e os rins, por exemplo.
O que fazer quando a fosfatase alcalina está alta?
Qual o tratamento para a fosfatase alcalina alta? Para os casos que elevam as taxas de FA não associados a uma doença ou um problema, como os casos de fase de crescimento e gravidez, não existe necessidade de tratamentos.
Quando se preocupar com a fosfatase alcalina?
A fosfatase alcalina pode estar elevada quando existem problemas no fígado como:
Obstrução do fluxo biliar, provocados por cálculos biliares ou câncer, que bloqueiam os canais que conduzem a bile para o intestino;
Hepatite, que é uma inflamação no fígado que pode ser provocada por bactérias, vírus ou produtos tóxicos;
Qual o nível de fosfatase alcalina?
Masculino: U/L. Feminino: U/L.
Qual o valor da taxa de fosfatase alcalina?
Resultados entre U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.
Quais são os níveis de fosfatase alcalina?
Os níveis de fosfatase alcalina são medidos em unidade de massa atômica (U) por litro de sangue (L) Os resultados do exame variam muito em crianças e bebês. Valores de referência para fosfatase alcalina até os 12 anos de idade são: 1 dia de idade: até 250 U/L. 2 a 5 dias: até 231 U/L. 6 dias a 6 meses: até 449 U/L.
Como é feita a fosfatase alcalina no fígado?
O exame de fosfatase alcalina mede os níveis dessa enzima no sangue. No fígado, a fosfatase alcalina é encontrada nas bordas das células que se unem para formar canais biliares, pequenos tubos que drenam a bile do fígado para o intestino, onde ele é necessário para ajudar na digestão das gorduras.
Quantos são os valores sanguíneos da fosfatase alcalina?
Adultos: U/L Na gravidez, os valores sanguíneos da fosfatase alcalina podem estar ligeiramente alterados, devido ao crescimento do bebê e porque esta enzima está também presente na placenta.
Qual a causa da hiperfosfatase alcalina?
Hipofosfatasia, que é uma doença genética que provoca deformações e fraturas nos ossos; Anemia severa. Além disso, alguns remédios como a pílula anticoncepcional e remédios para terapia de reposição hormonal usados na menopausa, podem também provocar uma ligeira diminuição nos níveis de fosfatase alcalina.