Caxambu ou bendenguê é o tambor cerimonial maior ou principal utilizado na manifestação cultural afro-brasileira denominada jongo (à qual, inclusive, empresta o nome em algumas regiões) e no bailado moçambique.
ca·xam·bu bu.
Caxambu devia grafar-se cachambu, porque bem de duas palavras africanas: cacha (tambor) e mumbu (música). O vocabulário servia, ao tempo dos escravos, para designar não só o instrumento que eles tocavam nas danças, mas ainda a própria dança ou batuque.
😉 Nas línguas Banto a palavra Ngoma significa tambor, com sua rica história, referências, inspirações e mitologias, os tambores possuem significados variados no Brasil, na África e em outros países da Diáspora.
Significado de Caxambu substantivo masculino [Brasil] Dança de negros, espécie de batuque ao som do tambor.
O jongo chegou ao Brasil com os escravos africanos de origem bantu, vindos do Congo e de Angola, permanecendo presente entre aqueles que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar no vale do Rio Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais. ... Os outros escravos presentes respondiam, cantando alto e batendo palmas.
Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").