Objecto de madeira, metal ou plástico de forma cónica , com um bico (ferrão), que serve para jogo ou brincadeira. 2. [ Jogos ] Jogo em que se lança esse objecto para o fazer rodar. (Equivalente no português do Brasil: finca.)
A origem do pião é incerta ainda que se tenha conhecimento de sua existência desde o ano 4000 a.C., já que foram encontrados alguns exemplares, elaborados com argila, nas margens do rio Eufrates. Há vestígios de piões em pinturas antigas e em alguns textos literários que citam o brinquedo/jogo.
Inventado pelo povo da Babilônia há cerca de 4 mil anos a.C, antes de tirar brinquedo era um objeto sagrado.Na Grécia era conhecido como "Strombo"e em Roma como "Turba". Trazidos pelos portugueses na época da colonização, também chamado de pinhão, carrapeta, piorra ou mamona.
Significado de pião: É um brinquedo de formato cônico, geralmente de madeira.
Pião indica, principalmente, um brinquedo infantil que gira. Peão indica, principalmente, um trabalhador rural ou uma pessoa que anda a pé.
A brincadeira de pião acontece com a criança enrolando em todo o corpo do brinquedo um forte fio ou cordão, chamado fieira, cuja ponta fica presa em seu dedo. Lançado ao chão e recolhendo-se rapidamente a fieira, o pião rodopia velozmente sobre si.
Esta Brincadeira também se chama: carapeta, carrapeta. Como brincar com o pião? Existem várias formas de brincar com o pião. As mais conhecidas são: fazer o pião dançar na mão, lançamento, deslizar entre outras formas.
Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
Sabe-se que o pião existe desde o ano 4000 a.C.. Vestígios de um exemplar em argila foram descobertos na margem do rio Eufrates, que corre através da Síria e do Iraque para se unir ao Tigre, que desagua no golfo Pérsico.