A Comunidade Andina (CAN; em castelhano: Comunidad Andina) é um bloco econômico sul-americano formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. ... O bloco foi chamado Pacto Andino até 1996 e surgiu em 1969 com o Acordo de Cartagena.
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão.
Objetivos do Pacto Andino Estimular uma integração e cooperação econômica, social, cultural e política entre os quatro países; Reduzir as diferenças socioeconômicas entre os integrantes do pacto; Melhorar a posição do bloco econômico no cenário internacional.
Formada apenas por países sul-americanos, localizados na América Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), a Comunidade Andina foi criada em 1969 por meio do Acordo de Cartagena. ... Outros dois países já foram membros efetivos da Comunidade Andina: Chile (de 1969 a 1976) e a Venezuela (entre 19).
Os objetivos da CAN são: Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros em condições de equidade, por meio da integração e cooperação econômica e social. Acelerar o crescimento e a geração de emprego produtivo para os habitantes dos países membros.
Os blocos econômicos são classificados em quatro tipos principais: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. ... Por fim, a União Econômica e Monetária é quando os países do mesmo bloco adotam uma moeda única de circulação livre entre eles. Exemplo: o Euro, na União Europeia.
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O Mercosul nada mais é do que um acordo que estabelece uma união aduaneira entre os países participantes. Dessa forma, determina que haja livre comércio e política comercial comum (cobra-se a mesma quota de importações entre países terceiros e tarifa zero entre os membros).
Os objetivos da CAN são: Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros em condições de equidade, por meio da integração e cooperação econômica e social. ... Diminuir a vulnerabilidade externa e melhorar a posição dos países membros no contexto econômico internacional.
Características e Objetivos O principal objetivo da CAN é desenvolver a economia, a política, os campos social e cultural através da integração dos países envolvidos. Além da integração, a Comunidade Andina propõe a cooperação, as relações amistosas e a melhoria da qualidade de vida da população.