Batismo é o nome do ritual de purificação e consagração que é praticado em várias religiões, principalmente no Cristianismo. A palavra batismo também está relacionada com o ato de dar um nome a alguém.
"No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 'Recebe a luz de Cristo'. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo."
O Sacramento do batismo possui vários símbolos, mas existem quatro principais, que são eles: água, óleo, veste branca e a vela. Cada um representa um mistério na vida do batizado.
O óleo dos santos, também conhecido como o maná dos santos, é "um líquido aromático com propriedades curativas" ou "água benta (muito parecida com mirra)" que, segundo se diz, fluiu ou ainda flui, das relíquias ou dos locais de sepultamento" de certos santos cristãos, conhecidos como miroblitos, enquanto a exsudação em ...
O batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.
Para a Igreja Católica Romana a água que é jogada sobre a testa da criança, que representa vida nova, o óleo que simboliza a força da graça de Deus contra o mal; purificada e da vela, que é a luz da fé; a roupa branca é um importante símbolo deste ritual, que indica a pureza do corpo e da alma daquele que está ...
Os Pais pedem o Batismo para a criança, o sacerdote convida-lhes a traçarem o "Sinal da Cruz" na fronte da criança; exprime o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz.