A camada de valência é a camada mais externa que um átomo pode apresentar, ou seja, é a camada mais distante do núcleo de um átomo. Uma das formas de determiná-la é por meio da distribuição eletrônica fundamental no diagrama de Linus Pauling.
Podemos localizar a camada de valência a partir da posição de dado elemento na tabela. Essa informação corresponde aos períodos, que são as linhas horizontais do quadro. São sete no total, e correspondem às sete camadas que podem estar presentes em um elétron, representadas pelas letras do alfabeto entre K e Q.
IntroduçãoFamília ou grupoNúmero de elétrons na camada de valência(14) IVA – Família do Boro4(15) VA – Família do Nitrogênio5(16) VIA - Calcogênios6(17) VIIA - Halogênios7
Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo, ocupando o que chamamos de níveis de energia ou camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou as letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Quando um elétron salta para uma camada mais interna ele libera energia. ...
Use os números dos grupos para determinar a quantidade de elétrons de valência. Pode-se usar o número do grupo de um metal de não-transição para descobrir quantos elétrons de valência tem um átomo daquele elemento. A unidade do número de grupo é o número de elétrons de valência de um átomo desses elementos.
Alguns elementos, porém, possuem valência variável. Um exemplo é o fósforo (P) que pode apresentar valências 3 e 5 em diferentes compostos.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S.
ListaNúmero atômicoNome do elementoDistribuição eletrônica32Germânio433Arsênio3, 534Selênio2, 4, 635Bromo1, 3, 5, 7
5 Boro/Número atômico