"Médium", que em latim significa "aquele que está no meio", é a palavra usada pelo espiritismo para designar pessoas que seriam um elo entre o mundo dos vivos e o dos mortos.
É "a médium". É o que nós chamamos de substantivo comum de dois gêneros. O que muda é o artigo ou o pronome.
mé·di·um um. Plural: médiuns.
Resposta: Ela vem de médium, "pessoa que diz ter meios sobrenaturais para saber assuntos desconhecidos ou influenciar os acontecimentos", do Latim medium, com o sentido de "canal de intermediação".
É comum, quando do surgimento da mediunidade, ocorrerem distúrbios físicos e psicológicos. Conforme o grau de sensibilidade e de controle do médium iniciante, esses desconfortos podem se revelar intensos, produzindo desarmonias nem sempre bem administradas.
8 Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Instituto de Lexicografia. nem privilégio de um grupo ou de alguém. Nesse sentido, o caráter ostensivo da mediunidade relaciona-se a uma propriedade de assimilação ou de magnetização dos perispíritos do médium e do espírito comunicante, que possibilita a comunicação.
Significado de Médium substantivo masculino e feminino Pessoa que, segundo o espiritismo, tem a capacidade de se comunicar com os espíritos, com pessoas que estão mortas. [Por Extensão] Pessoa que, supostamente, possui dons ou capacidades para perceber ações, situações ou coisas sobrenaturais.
Mediunidade, ou canalização, designa a alegada comunicação entre humanos e espíritos; ou a manifestação espiritual via corpo físico que não lhe pertence.
Encosto é um termo popular entre religiões afro-brasileiras, referindo-se à interferência de eguns (mortos) ou quiumbas causando, por exemplo, doenças, e entre neopentecostais; segundo a interpretação religiosa no imaginário cultural, é um fenómeno maligno provocado a alguém por uma entidade exterior ou nomeadamente um ...