Limite de Exposição – (TLV) (Threshold Limit Value) Refere-se às concentrações das substâncias químicas dispersas no ar e representam condições às quais, acredita-se, que a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, dia após dia, durante toda uma vida de trabalho, sem sofrer efeitos adversos.
O Limite TWA verifica os efeitos crônicos à exposição das substâncias analisadas, enquanto o Limite STEL verifica exposições de curta duração às substâncias. O Limite TWA é complementar ao STEL, somente diferencia-se a forma de coleta.
O que é a coluna "base do TLV"? Uma das principais publicações da ACGIH é conhecida pela sigla TLV, de Threshold Limit Values, referente aos limites de exposição ocupacional. Ela indica as condições máximas de concentração de acordo com o tempo de exposição para cada substância química elencada.
De acordo com o livro TLVs® e BEIs® da ACGIH, 2019, o Limite de Exposição de Curta Duração (TLV - STEL) é um limite média ponderada em 15 minutos, que não deve ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho, mesmo que a concentração média ponderada (TWA) em 8 horas esteja dentro dos Limites de Exposição ...
Quando se deve usar os TLV da ACGIH? Os TLVs da ACGIH são referências a serem utilizadas para fins de implementação de medidas de controle no campo da higiene ocupacional.
15 minutos STEL. É um limite de exposição média ponderada em 15 minutos que não deve ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho. O limite de exposição STEL geralmente complementa o TWA e não pode ser ultrapassado mais que 4 vezes durante a jornada.
A exposição ocupacional a estes materiais se enquadra na definição de acidente de trabalho, que para o Ministério do trabalho é definido como todo o incidente que ocorre durante o exercício da profissão, provocando lesões corporais ou alterações funcionais que possam levar à morte, à perda ou à diminuição passageira ou ...
TLV – TWA (Time Weight Average) – É a concentração média ponderada pelo tempo de exposição para a jornada de 8h/dia, 40h/semana, à qual praticamente todos os trabalhadores podem se expor, repetidamente, sem apresentar efeitos nocivos.
Eles são estabelecidos com base nas propriedades químicas das substâncias, estudos experimentais em animais e humanos, dados toxicológicos e epidemiológicos. Não podemos nos esquecer de que algumas pessoas podem apresentar uma susceptibilidade individual maior ou menor a um determinado agente.