O nome de Senaqueribe, Sîn-aḥḥē-erība, significa "Sim (o deus da lua) substituiu os irmãos" em acádio. O nome provavelmente deriva de Senaqueribe não ser o primeiro filho de Sargão, mas todos os seus irmãos mais velhos estarem mortos na época em que ele nasceu.
Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu 185 mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres. Senaquerib, rei da Assíria, retirou-se, tomou o caminho de sua terra e deteve-se em Níneve.
Último dos reis da Assíria (669-630/627 a. C.), também chamado Sardanápalo nos textos gregos, era filho de Assaradão (reinou entre 680-669 a. Perante isto, o rei assírio reconquistou Tebas, acabando por a destruir em 663 a. ...
Nisroque ou Nisroch era um deus assírio que é citado na Bíblia em II Reis 19:37 e em Isaías 37:38. Ele é desconhecido na mitologia mesopotâmica, mas provavelmente deva ser um deus da agricultura.
Os capítulos 1 a 39 contêm a mensagem do profeta chamado Isaías, cuja preocupação central é a santidade de Deus, ou seja, só Deus é absoluto.
Segundo a mitologia bíblica, os assírios seriam descendentes de Assur, o segundo filho de Sem e neto de Noé. A origem dos assírios resulta da mestiçagem entre as tribos de semitas chegadas da Samaria (região da Palestina) e os povos do norte do rio Tigre, por volta de 1 000 a.C..
Em aproximadamente 701 a.C., Senaqueribe, rei da Assíria, atacou as cidades fortificadas do Reino de Judá em uma campanha de subjugação....Cerco de Jerusalém (701 a.C.)Cerco de JerusalémParte da campanha de Senaqueribe no LevanteMuro de EzequiasData701 a.C.LocalJerusalém, Reino de Judá