Tecnologia Pequena peça de ferro, geralmente sextavada ou quadrada, munida de um furo rosqueado em que se atarraxa a extremidade do parafuso oposta à cabeça.
Que tem mau-caráter: 4 canalha, cafajeste, sacana, patife, reles, miserável, vil, torpe, ignóbil, pulha. Exemplo: Nunca mais na minha vida quero ver aquela porca!
Seus tipos variam de acordo com as roscas (que correspondem a do parafuso) e formato, sendo os mais comuns as porcas sextavadas, quadradas, recartilhadas (para apertos manuais) e borboleta (também conhecidas por "porcas de orelhas") para apertos manuais, auto travante e de pressão.
Márcio Bueno, autor do livro "A origem das Palavras Curiosas", explica que a denominação tem como base a curiosa anatomia do porco, que tem o segmento final o pênis no formato de um parafuso. ... E é baseado nessa anatomia que a peça na qual se introduz o parafuso passou a ser chamada de porca.
E por ai vão assassinando a língua pátria, mas uma que não pode se deixar de corrigir é a "porca" do parafuso, vulgarmente referida como "polca" em qualquer loja – aliás, fato que necessita ser corrigido e aí passa-se a responsabilidade para os próprios donos dos estabelecimentos orientarem seus funcionários.
Ação desonesta e incorreta: 7 sujeira, sacanagem, canalhice, velhacaria, patifaria, safadeza, sordidez, baixeza, bandalheira. Exemplo: Ninguém esperava uma suja daquelas.
O Parafuso Chipboard tem uma rosca para aplicação em peças de madeira, devido seu formato com filetes espaçados e ângulo agudo permite fácil aplicação, boa acomodação da contra-peça e em sua aplicação não há a necessidade de pré-furo devido sua ponta agulha.
As porcas borboletas são ferramentas de construção próprias para apertos feitos manualmente, ou encaixe por pressão e autotravante.