Montezuma é uma forma antiga de denominação, ao passo que Moctezuma tem sido usado pela língua espanhola. Motecuhzoma é seu nome original no idioma nahuatl, e significa "ele, que se torna governante por sua cólera".
Montezuma pode referir-se a: Moctezuma, nome comum a dois imperadores astecas e origem do termo Montezuma.
Foi um grande imperador asteca. ... Cortez venceu, tomou súditos e ouro dos astecas, soterrou templos e destruiu a cidade de Tenochtitlán – foi sobre os escombros dela que a capital mexicana foi erguida. A morte de Montezuma, em 1520, divide historiadores.
Montezuma Os astecas foram uma civilização mesoamericana que habitava a região do atual México e mantinham sob domínio de seu imperador, Montezuma, uma vasta população e vários territórios.
Montezuma foi um importante governante asteca do começo do século XVI. Seu governo foi do ano de 15. Foi durante seu reinado com os astecas entraram em contato com os conquistadores espanhóis.
Os astecas estavam no auge do poder quando Fernão Cortés e seus soldados espanhóis chegaram, em 1519. Dois anos depois, os espanhóis conquistaram Tenochtitlán, pondo fim ao Império Asteca. Muitos dos índios que hoje vivem na região da Cidade do México são descendentes dos astecas.
Montezuma (Minas Gerais)MontezumaMunicípio do BrasilHistóriaFundação1 de janeiro de 1993 (28 anos)Aniversário27 de abril
Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.
Conhecido como Huey Tlatoani, o imperador asteca era visto como a representação do deus mais importante dos astecas: Tezcatlipoca. Abaixo do imperador estava a nobreza, grupo que possuía cargos na administração do império dos astecas.