2. Monotremados. Mamíferos que não possuem mamilos: o leite escorre entre os pelos e é lambido pelos filhotes.
Équidas e ornitorrincos são exemplos de mamíferos do grupo dos monotremados.
As fêmeas põem os ovos e as equidnas os carregam em uma bolsa para mantê-los aquecidos e os ornitorrincos os chocam em um ninho. ... Nos machos, os testículos (órgão produtor de espermatozoides) ficam na região abdominal e o pênis (órgão utilizado para introduzir os espermatozoides nas fêmeas) ficam na cloaca.
MAMÍFEROS PROTOTÉRIOS: são ovíparos. Como exemplo temos os monotremados (equidina e ornitorrinco). Os filhotes nascem de ovos e após o nascimento, bebem leite!
Somente três espécies de monotremados sobrevivem atualmente e elas podem ser encontradas na Austrália, Nova Zelândia, Tasmânia e Nova Guiné.
Na atualidade, existem somente cinco animais pertencentes a esta ordem, divididos em duas Famílias: Ornithorhynchidae, representada pelo ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus); e Tachyglossidae, contendo indivíduos chamados popularmente de équidnas (Tachyglossus aculeatus, Zaglossus attenboroughi, Zaglossus bartoni e ...
O acasalamento, que ocorre entre junho e outubro, acontece dentro da água. Logo após a cópula a fêmea cava um longo túnel em terra com cerca de 2 m de profundidade e com a entrada dentro da água. Ela coloca de um a três ovos pequenos, semelhantes ao dos répteis.
Os monotremados, assim como os demais mamíferos, possuem pelos e produzem leite. No entanto, não possuem mamilos, apresentam cloaca e são ovíparos. Os monotremados são mamíferos primitivos pertencentes à ordem Monotremata e encontrados na região da Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.
Os marsupiais são animais vivíparos que pertencem à subclasse dos mamíferos metatherios, cujos embriões se desenvolvem no útero e nascem precocemente (sem estar completamente formado), terminando o desenvolvimento no interior de uma bolsa de pele (o marsúpio), uma extensão ventral da barriga da mãe.