1º - O Centro de Controle Operacional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CECOPOM/MARÉ ZERO) é o órgão central do despacho de viaturas e gerenciamento de informações operacionais da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, criado através de Resolução nº 1080 do Secretário de Estado de Segurança Pública, ...
O presente estudo tem a finalidade de entender a interpretação do que deva ser considerado uma ocorrência de emergência policial na visão dos atendentes civis do 190 de dos despachadores de viaturas do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CECOPOM).
Este artigo é resultado da pesquisa intitulada Estudo exploratório sobre a produção e os processos de transmissão e aprendizagem dos conhecimentos práticos construídos pelos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), realizada no período de maio a novembro de 2005, no âmbito do Concurso de Dotações para ...
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), fundada no dia , tem como função precípua o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o artigo 144º da Constituição Federal.
Mais precisamente o parágrafo 5º, está descrito as duas funções principais da polícia militar que são: fazer o policiamento (patrulhamento) ostensivo e preservar a ordem pública. Os policiais militares juntamente com os policiais civis encontram-se subordinados ao Governador do Estado.
À Polícia Militar cabem as tarefas de fazer o policiamento ostensivo e preservar a ordem pública. À Polícia Civil cabem as investigações de crimes e o cumprimento de ordens judiciais no âmbito local.
As polícias são, no Brasil, órgãos do Estado que têm a finalidade constitucional de preservar a ordem pública, de proteger pessoas e o patrimônio, e realizar a investigação e repressão dos crimes, além do controle da violência.
Cada Polícia Militar é comandada, em cada Estado, por um oficial superior do posto de coronel, chamado de comandante-geral. Polícias civis: presentes em todos os Estados da federação, são chefiadas por delegados-gerais, que comandam por sua vez os delegados de polícia locais, responsáveis por cada distrito policial.