Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm causas diferentes. Marcas de nascença vasculares (vasos sanguíneos) acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente e marcas de nascença pigmentadas são causadas por um crescimento das células que criam pigmento (cor) na pele.
Sinais de nascença no corpo. Um sinal nas costas representa a coragem e, sobre a boca, como a atriz Marilyn Monroe, a tendência artística.
Essas manchas que podem ocorrer em qualquer parte do corpo e ate mesmo em diversas cores, formas e tamanhos são chamadas de marcas de nascença. Podem ser na cor marrom, preto, azulada, branca, vermelha, roxa ou cor de rosa, que é o que define como uma marca pigmentar ou vascular.
As manchas de nascença podem ser clareadas, mas nenhum tratamento consegue removê-las por completo ou deixá-las com o tom uniforme em relação ao restante da pele. Contudo, o laser é o procedimento mais eficiente, pois destrói o pigmento presente na área da mancha escura.
As pintas aparecem quando se formam "bolinhos" de melanócitos sob a pele. Os melanócitos são as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
As manchas escuras que surgem no rosto, mãos, braços ou em outras partes do corpo podem ser causadas por fatores como exposição solar, alterações hormonais, acne ou feridas na pele.
Nevus são pequenos tumores benignos, que geralmente conhecemos como "pintas". Estas pintas podem estar na conjuntiva, que é a membrana que cobre a parte branca dos olhos. Estas pintas são congênitas (desde que o paciente nasce), mas as vezes só aparecem depois de alguns anos, quando a pinta fica maior e mais escura.
As chamadas marcas de nascença são manchas que podem se formar e 'maquiar' a pele das pessoas antes mesmo do seu nascimento, no período em que o feto se desenvolve na barriga da mãe.
Manchas marrons podem indicar melanoma Outro tipo de mancha que pode estar presente no nascimento é o nevo congênito. Este tipo de marca de nascença marrom é provocada por um aumento do número de melanócitos (células produtoras de pigmento do corpo) e pode evoluir para o melanoma: a forma ma is letal de câncer de pele.
Em geral, as pintas surgem logo na infância, mas também podem aparecer na fase adulta. Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol.