A palavra lean pode ser traduzida como "enxuta", então, Lean startup significa, numa tradução livre, startup enxuta. Esse conceito, no universo da administração, envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios nos processos e está muito atrelado ao ambiente de startups de tecnologia.
O objetivo da metodologia da startup enxuta é minimizar o ciclo de desenvolvimento do produto de sua empresa, incentivando a experimentação de diversas ideias de forma rápida até que se alcance a melhor possível, economizando em cima de um produto de qualidade que possa ser vendido ao mercado o quanto antes.
Como aplicar o método Lean Startup ao seu negócio?
Startup enxuta é um método, ou seja, um conjunto de práticas voltadas a ajudar os empreendedores a alcançar o sucesso. ... A startup enxuta prefere testar e mensurar (o ciclo construir-medir-aprender), em vez de planejar, pesquisar e desenvolver, porque essas atividades consomem muitos recursos sem garantir o sucesso.
Os 5 princípios de uma Lean Startup segundo Eric Ries
Criada por Eric Ries e divulgada em seu livro de mesmo nome, a ideia é exatamente a de "enxugar" os processos de criação de uma startup. ... Para aplicar o lean startup, o empreendedor precisa ter em mente a diminuição de desperdício de tempo, custo e recursos e, ao mesmo tempo, entregar cada vez mais valor ao cliente.
O conceito de Lean Startup tem como prioridade percorrer o ciclo Construir-Medir-Aprender com a maior velocidade possível para que, para além da redução do tempo de trabalho e dos custos do desenvolvimento técnico, seja evitado o maior desperdício de todos: criar um produto que não resolve os problemas das pessoas.
Lean startup é um conjunto de processos usados por empreendedores para desenvolver produtos e mercados, combinando Desenvolvimento ágil de software, desenvolvimento de clientela (Customer Development) e plataformas existentes de software (usualmente FOSS). O conceito foi introduzido por Eric Ries.
Um princípio central no pensamento enxuto é reduzir o desperdício. Os processos de lean startup usam o desenvolvimento de clientela para reduzir o desperdício, incrementando a frequência de contato com clientes reais e assim validando ou eliminando, o mais cedo possível, suposições incorretas sobre mercado.
O lean startup se baseia em testar a aplicabilidade do modelo de negócio. Um de seus pilares é o produto mínimo viável — conhecido também como Minimum Viable Product (MVP). A estratégia consiste em lançar um produto no mercado, mas sem estar completamente concluído, ou seja, em fase de testes e aprimoramento.