O rio Jordão (em hebraico: נהר הירדן, nehar hayarden; em árabe: nahr al-urdun) é um curso de água de grande importância religiosa que se situa em Israel, formando o talvegue do Vale do Jordão, a fronteira natural entre Israel e a Jordânia. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro).
Rio Jordão e a Bíblia Foi no Rio Jordão que, segundo a Bíblia, Jesus foi batizado, e também onde houve a cura de um leproso e a manifestação da santíssima trindade. Diante disso, diversos batizados são, até os dias de hoje, realizados neste rio.
Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué. ... Assim como o povo de Israel, chegou o momento de atravessarmos o Jordão.
Um lugar em que o anjo do Senhor se dirigiu aos israelitas, repreendendo-os por terem desconsiderado o aviso de Deus contra entrarem em relações com os habitantes pagãos da terra.
Nome de um dos rios mais importantes da Palestina, em cujas margens pregava São João Baptista. Absorveu na Europa do Norte o antropónimo germânico Jordhan, 'homem da terra'. Pouco usado em Portugal, onde é mais comum como nome de família.
3º lugar - João - Vem do nome hebraico Yohanan e significa "Deus perdoa", "Deus é misericordioso" ou ainda "Deus é benevolente".
A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.