Significado de jiló Planta da família das solanáceas, caracterizada pelas suas flores brancas e ramos revestidos por pelos invisíveis, muito cultivada no Brasil por seus frutos comestíveis; jiloeiro. O fruto do jiloeiro, de sabor amargo e com propriedades terapêuticas.
Significado de Jiló O fruto do jiloeiro, de sabor amargo e com propriedades terapêuticas. Etimologia (origem da palavra jiló). Do quimbundo njimbu.
O jiloeiro é a planta que produz um fruto conhecido como jiló, caracterizado pelo seu sabor amargo.
Características. É o fruto do jiloeiro, que pode atingir entre um e 1,5 metros de altura. Os ramos são verdes, cilíndricos e alongados, tem folhas de formato oblongo, recobertas por pelos, principalmente na lauda inferior. As flores são brancas, dispostas de duas a três, em pequenos racemos com pedúnculo curto.
jiló (njilu) É um fruto que tem origem na África cultivado no Brasil que possui sabor amargo.
A forma correta de escrita da palavra é jiló, com j inicial:
O jiló, também referido como jinjilo em algumas regiões do Brasil, é um fruto tropical de casca fina brilhante, com formato redondo a ovóide e de coloração predominantemente esverdeada, pertencente a uma espécie de planta herbácea, anual, cujo nome científico é Solanum gilo.
Mas não é só isso: como ocorre com a prima berinjela, o jiló precisa de mãos habilidosas para ficar gostoso. Um dos segredinhos é salgar as fatias de jiló e esperar ela soltar muita água –junto com ela, vão substâncias que dão amargor ao vegetal.
Ele apresenta a polpa macia, porosa e com pequenas sementes brancas. Do ponto de vista nutricional, o alimento possui em sua composição as vitaminas A, C e do complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo, além de muitos flavonoides (antioxidantes).