A Prisão de Guantánamo, oficialmente Campo de Detenção da Baía de Guantánamo (em inglês: Guantánamo Bay Detention Camp), é uma prisão militar estadunidense, parte integrante da Base Naval da Baía de Guantánamo, que, por sua vez, está incrustada na baía homônima, na província também homônima, na ilha de Cuba.
Perto de uma baía no leste de Cuba, os Estados Unidos mantêm o último reduto das prisões secretas que criou em todo o mundo em sua "guerra ao terror": o centro de detenção de Guantánamo. O local chegou a abrigar mais de 700 presos, mas agora há apenas um pequeno grupo de detentos.
A baía de Guantánamo ou Guantânamo localiza-se ao sul da ilha de Cuba e possui uma área de 116 km². A baía foi arrendada de forma perpétua pelos Estados Unidos como área de mineração e estação naval em 23 de fevereiro de 1903, em troca do pagamento de 4 085 dólares por ano.
O prisioneiros de Guantânamo são interrogados por comissões militares especiais a fim de estabelecer se eles são inimigos. Dos 558 detidos que completaram o processo, apenas 38 são selecionados para serem libertados.
O povo cubano sempre sentiu a usurpação de seu território e a base naval de Guantánamo como uma afronta inadmissível, e assim o sente até os dias atuais. Foi uma escala militar para as intervenções durante a primeira república.
Guantanamera faz parte de um gênero musical muito popular nos campos de Cuba: a guajira ou punto cubano. ... O título da canção La Guantanamera significa mulher de Guantánamo. Joseíto Fernández, conhecido trovador havaneiro, foi o primeiro cantador de guajiras que disseminou La Guantanamera na ilha.
Naquele momento, a justificativa se dava pelo interesse na mineração e em operações navais. A Prisão de Guantánamo começava então a construir sua história como uma prisão militar. ... A prisão militar composta por três campos de detenção foi local de torturas durante muito tempo.
Guantánamo está em poder do governo americano desde 1903, quando os Estados Unidos intervieram na guerra de Cuba contra a Espanha pela independência em 1898.
Prisão de Halden Prisão de Halden (em norueguês: Halden fengsel) é uma penitenciária de segurança máxima, localizada em Halden, Noruega.
Desde 2001, os Estados Unidos utilizam a referida base (Prisão de Guantánamo) para deter supostos prisioneiros terroristas.