Deus nomeia Eúde como líder de Israel. Eúde era um homem canhoto, e vinha da tribo de Benjamin. Uma curiosidade sobre a tribo de Benjamin, que significa "filho da mão direita", era que existiam muitos canhotos.
Eudo (em francês: Eudes) é um nome próprio francófono, de origem germânica, também utilizado como apelido familiar.
Eglom (em hebraico: עֶגְלוֹן), no Antigo Testamento da Bíblia, foi um rei de Moabe, morto pelo juiz Eúde.
Quantas pessoas se chamam Eudes atualmente? Estima-se que atualmente 926 pessoas tem esse nome, o que representa 6.48% da população brasileira com esse nome.
Na Bíblia, em Mt 25,41, está escrito: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Já no dicionário Aurélio, o canhoto é definido como "inábil, desajeitado".
Débora Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo "juiz" designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.
Significado: A origem é germânica. Significa luminoso, límpido. Ou forte, duro, de Herder. O arcebispo de Olinda e do Recife, dom Hélder Câmara, conhecido na época da ditadura militar como o ''arcebispo vermelho'' por sua luta a favor dos direitos humanos, é um dos representantes brasileiros deste nome.
Otoniel O primeiro juiz nomeado é Otoniel, que serve de intro- dução para os demais. Seu relato é breve e esquemático: saiu a lutar contra o povo inimigo e o venceu; como consequência, houve paz em Israel por quarenta anos.