Também chamado de Quixote, é personagem do romance El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha, do escritor Miguel de Cervantes Saavedra. Dom-Quixote é um indivíduo generoso e luta contra as injustiças.
Obcecado pelas histórias de cavalaria, o fidalgo Alonso Quijano decide se tornar um cavaleiro andante, pois são tantos "os tortos a endireitar, as injustiças a emendar, os abusos a reduzir".
O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista.
O protagonista é um fidalgo de meia idade, sonhador e idealista que te tanto ler romances de cavalaria e sonhar com feitos heroicos, perdeu a razão. Convencido de que é um cavaleiro andante, vive em busca de aventuras e duelos para provar o seu valor e a sua paixão por Dulcineia.
O livro representa a luta de um homem em viver como sempre sonhou, embora isso tenha lhe custado a injusta fama de "insano". O enredo é conhecido: o protagonista da obra é Dom Quixote. Um pequeno fidalgo cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria.
Muito do sucesso alcançado por esse gênero literário é precisamente devido ao caráter da obra-prima incontestável reconhecida como Don Quixote, a ponto de o personagem principal desse romance um homem velho, empobrecido, que usava seu lazer e a sua velhice prematura lendo romances de cavalaria e que, por essa mesma ...
As aventuras de Dom Quixote são descritas no livro Dom Quixote de La Mancha, que foi publicado pela primeira vez em 1605, na Espanha, com o título de O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha. No livro, Miguel de Cervantes, o autor, ridiculariza as histórias de cavalaria, que fizeram muito sucesso na Idade Média.
Dom Quixote retrata um espanhol incapaz de enxergar a realidade, que prefere viver em um mundo de sonhos para não ter de encarar a dura verdade. Se alguns consideram o personagem simplesmente louco, outros o entendem como um sofredor que usa a criatividade para tornar seu mundo menos banal.