O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta Terra.
Significado de dióxido Gás de fórmula molecular CO2, incolor e inodoro, encontrado na atmosfera, que se forma durante a respiração ou na combustão, sendo absorvido na fotossíntese; gás carbônico. Etimologia (origem da palavra dióxido).
Significado de Bióxido substantivo masculino Óxido que contém duas vezes mais oxigênio que o óxido normal.
Na forma de composto encontra-se em rochas carbonatadas. O dióxido de carbono surge em todos os processos de combustão, pois ao queimar coque na presença de ar em abundância, o carbono (C) contido no coque junta-se ao oxigénio (O) do ar para formar dióxido de carbono. ... O dióxido de carbono liquefaz-se a baixa pressão.
Esse gás é usado em bebidas gasosas, em cirurgias, em estruturas metálicas, em extintores e no controle do pH da água, e é responsável pela temperatura do planeta e pelo efeito estufa.
O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta, visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química.
A separação silábica correta da palavra "dióxido" é:
A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas, algas e algumas bactérias. ... Outra forma de produção do oxigênio é a fotólise: reação pela qual a radiação ultravioleta que entra na atmosfera decompõe a água atmosférica em óxido de azoto.
SiO2 é um aditivo alimentar importante em alimentos em pó. Também é adicionado em suplementos alimentares nutricionais e é um componente importante de muitos comprimidos de drogas farmacêuticas. SiO2 também é usado como um aditivo alimentar em muitos alimentos processados.