Coronariopatias são doenças provocadas por lesões das artérias coronárias, que determinam isquemia do miocárdio. A necessidade em oxigénio das células do músculo cardíaco é maior que o aporte sanguíneo.
A ausência de coronariopatia obstrutiva significativa e a reversibilidade da disfunção do ventrículo esquerdo são conceitos importantes para o diagnóstico, com restauração da função ventricular em até 18 dias do início dos sintomas, em média, podendo demorar até três meses(1,3,4,7).
A sua pergunta trata-se de doença arterial coronariana (DAC) com lesões importante, que estão obstruindo a passagem de sangue para o músculo cardíaco, o que eleva o risco de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Multivascular significa que a doença acomete vários segmentos das artérias coronárias.
Três tratamentos minimamente invasivos para a doença arterial coronariana (DAC) são a angioplastia coronariana com balão, implante de stent e cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) por minitoracotomia.
Significa que em uma das artérias que levam sangue pro musculo do seu coração, existe uma placa de gordura que preenche 70% da parte interna do vaso, por onde deveria estar passando só sangue. A necessidade ou não de realizar cirurgia ou stent vai depender da história clínica e outros fatores.
O conceito doença coronária multiarterial pode ser definido como a presença de lesão igual ou superior a 50%, pela análise visual da angiografia em duas ou mais projeções, em mais de uma artéria coronária 1-5.
A doença coronaria multiarterial grave é um comprometimento com obstrução ou lesão grave dterias coronarianas diminuindo de maneira importante o fluxo de sangiue e oxigenio ao musculo cardiaco, por ser multiarterial o termo se refere ao comprometimeno de duas ou tres artérias com diferentes graus de obstrução, se trata ...
Esses depósitos lentamente estreitam as artérias coronárias, fazendo com que o coração receba menos sangue e oxigênio. Essa diminuição do fluxo sanguíneo pode causar dores no peito (angina), falta de ar e outros sintomas. Um bloqueio total pode causar um ataque cardíaco.
Quando falamos entupimento de veia do coração, estamos falando do sistema venoso, que consiste em um sistema vascular responsável por trazer o sangue de volta ao coração. Quando ocorre um entupimento no sistema venoso, pode acarretar a tromboflebite superficial e também a embolia pulmonar, que pode ser fatal.
Alguns sintomas são: