Sabem por que surgiu a tradição do noivo carregar a noiva no colo? Então, esse costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins, aqueles que atacam apenas as mulheres, ficam à espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela coloque seus pés em algo ruim.
Carregar a noiva no colo Outras falam em azar se ela entrar com o pé esquerdo. Se o noivo levá-la no colo, evita esses dissabores. Uma explicação alternativa para o fato é que os anglo-saxões costumavam roubar a noiva e carregá-la nas costas. É desse povo o costume de a noiva ficar do lado esquerdo do noivo.
O costume dos votos surgiu em torno de 1542 na Inglaterra, e podemos encontrar detalhes no "Livro de Oração Comum", publicado em 1549. Na época, a igreja escrevia e oferecia algumas opções de votos para os noivos repetirem na cerimônia.
O momento que a noiva vai jogar o buquê é o mais esperado entre as convidadas. As mulheres fazem de tudo para pega-lo e, muitas vezes, até caem no chão. Tudo isso por conta do seguinte ritual: quem pegar o buquê será a próxima a casar. Não é de hoje que esse ato é realizado em todos os casamentos.
Acredita-se que quem criou os votos matrimoniais foi os católicos logo nos primeiros casamento por volta de 1678.
Vou mostrar a seguir algumas ideias para o momento do buquê!
Os votos são seu compromisso, eles traduzem sua história, seus sentimentos, seus desejos de amor e felicidades para o futuro. Ao ler, falar, recitar ou cantar seus votos, os noivos demostram todo o seu sentimento para com o outro. Muitos noivos têm dúvidas de como escrever esses votos.
O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento: . "... prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.", sendo estas palavras intenções e promessas que pretendem cumprir durante a união.