Qual o significado de barroco e rococó?

Qual o significado de barroco e rococó?

Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. ... No âmbito da história das formas e expressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco.

Como é porque nasceu o estilo rococó?

O estilo rococó surgiu após o período barroco, durante o Iluminismo, coincidindo com o reinado de Luís XV. Despontou como reação ao gênero formal e pesado, de aspecto conservador e carregado, usado na corte de Luís XIV, no século XVII, em Versalhes.

Qual a origem do termo rocaille?

O termo tem origem na palavra francesa rocaille [rocalha] - tipo comum de decoração de jardins do século XVIII, com conchas e rochas - que se populariza por analogia ao termo italiano barocco.

Qual era o objetivo do rococó?

O estilo rococó irradiou-se pelos principais países da Europa e chegou ao Brasil colonial. ... O objetivo da arte rococó era entregar às pessoas o que elas buscavam: um misto de prazer e elevação artística sem pretensão.

Porque o Rococó é considerado uma versão profana do Barroco?

História. O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo.

Quando e onde surgiu o estilo rococó?

Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII.

Como era o estilo rococó?

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.

Quais os traços mais marcantes do estilo rococó?

  • Os traços mais marcantes do estilo Rococó são: era um estilo predominantemente decorativo. A pintura era mais voltada ao exercício da criatividade dos artistas e à representação do luxo, das festas e dos prazeres da vida humana.

Quais são as características da Arquitetura rococó no exterior?

  • As principais características da arquitetura rococó no exterior são: Menores proporções e normalmente edifícios com apenas dois andares baixos;

Quais são os materiais usados nas esculturas do Rococó?

  • Os principais materiais usados eram gesso, madeira e porcelana, este último especialmente para as esculturas de pequeno porte, utilizadas essencialmente como objetos decorativos. A representação do luxo, com elegância de delicadeza, é um traço bem típico das esculturas do Rococó.