Ouça em voz altaPausar1. [ Gramática ] Que não tem acento tónico ; não acentuado. 2. [Figurado] Fixo, imóvel, sem expressão (o olhar).
átono
Ouça em voz altaPausarÁtonas: São vogais que não apresentam nenhum acento da palavra.
Ouça em voz altaPausarlocução adverbial À tona. À superfície, falando de líquidos, especialmente a água: o navio veio à tona após meses submerso. Etimologia (origem da palavra tona).
Ouça em voz altaPausarExpressão da Língua Portuguesa. Diz-se da informação que aparece de repente, "do nada". A qualquer momento a verdade poderá vir à tona.
Ouça em voz altaPausarOs monossílabos átonos são assim considerados pelo fato de não possuírem autonomia fonética. Sendo assim, pronunciados de forma fraca, concebem-se como sílabas átonas do vocábulo seguinte, como forma de apoio.
Ouça em voz altaPausarMonossílabos Átonos Não possuem autonomia fonética, sendo proferidos fracamente, como se fossem sílabas átonas do vocábulo a que se apoiam. Exemplos: o(s), a(s), um, uns, me, te, se, lhe nos, de, em, e, que, etc.
Ouça em voz altaPausarEm Fonologia: designa-se por sílaba átona, por oposição a sílaba tónica, o/os segmento/s da palavra produzido com menor intensidade e energia. As sílabas átonas alternam com as sílabas tónicas numa palavra. Nos exemplos seguintes, são átonas as sílabas destacadas: , , .
Ouça em voz altaPausar1. Vogal átona. Vogal que é levemente pronunciada em uma sílaba, em contraste com a vogal tônica que é bem pronunciada. Na palavra "bola", o "a" é uma vogal átona.