substantivo feminino [Retórica] Inversão da ordem habitual das palavras dentro de um mesmo constituinte, sentença, oração etc.
A anástrofe refere-se à mudança na ordem de termos constituintes que se sucedem, ou seja, entre um termo determinado e o seu determinante. Normalmente, o termo determinante antecede o termo determinado por ele. Todavia, quando há anástrofe, essa ordem fica invertida ou é intercalada por outros elementos.
O hipérbato ou inversão é uma figura de sintaxe que faz parte das figuras de linguagem. ... Sendo assim, o hipérbato interfere na estrutura gramatical, invertendo a ordem natural dos termos da frase. Por exemplo: Feliz ele estava. Na ordem direta a frase ficaria: Ele estava feliz.
Hipérbato (do grego hyperbaton, que ultrapassa) também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da frase (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes.
Anástrofe é a ordem inversa, obtida pela anteposição ou inversão de termos na oração ou de orações no período. Exemplos: Pelas obras se escondem os homens. O sacrifício, faremos, a vitória, alcançaremos.
A anástrofe (ou inversão) é uma figura de linguagem, ou seja, um recurso utilizado na linguagem oral e escrita que aumenta a expressividade da mensagem. Na poesia, esta figura de linguagem é muitas vezes utilizada para cumprir as exigências do verso relativamente à métrica e às rimas. ...