Esse espaço, chamado acrópole, era o ponto de partida para o crescimento da zona urbana. ... Na acrópole construíam-se edifícios e estruturas mais importantes, como o ágora (a praça) e diversos templos. Por isso, a acrópole albergava os encontros mais relevantes da cidade.
Acrópole (em grego clássico: ἀκρόπολις, composto de ἄκρος, "extremo, alto", e πόλις, "cidade") é a parte do estado construída nas partes mais altas do relevo da região. ... Um exemplo de uma acrópole conhecida é a acrópole de Atenas, localizada sobre um rochedo de aproximadamente 100 metros.
A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estados) gregas. Os gregos também costumam construir palácios e templos religiosos na Acrópole. A mais conhecida e importante foi, e continua sendo, a Acrópole de Atenas, que abriga o Partenon (templo da deusa grega Atenas).
História da Acrópole Os três templos de maior importância, o Partenon, o Erechteion e o Templo da Nike, foram erguidos durante o período clássico (450-330 a.C.) nos restos dos templos anteriores. Todos os três são dedicados a diferentes aspectos da deusa Atena.
A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. ... A Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica.
A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos. ... É nela que o cidadão grego convive com o outro para comprar coisas nas feiras, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania.
Era uma assembleia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de vinte e um anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de pai e mãe natural da pólis.
Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense. O Partenon sobreviveu como local dedicado a Atena por cerca de mil anos.
É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenas, capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.