Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. ... Existem desenhos que demonstram sentimentos, desde os mais felizes até os de revolta e indignação, pelos problemas enfrentados pelos povos.
Índios se pintam e também decoram braços, pernas e rostos de outros participantes. ... Para pintar, os indígenas utilizam gravetos, os dedos ou, em algumas etnias, fazem carimbos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta. "A nossa pintura representa a nossa tradição.
Resposta: Essa produção revela uma arte natural. É respeito a natureza .
Além disso, a arte também está presente na pintura corporal e nos ornamentos. Nesse caso, não é apenas para enfeitar ou embelezar, mas indica uma situação específica: guerra, nascimento de filhos, ritos e lutos. Os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas.
A tinta usada para pintar o corpo dos índios pode ser obtida de diferentes formas, como, por exemplo, pelo jenipapo ou pela semente de urucum. O jenipapo dá a cor preta às pinturas indígenas. ... Esta cor também pode ser adquirida pelo uso do barro, variando de tonalidade conforme novas misturas são feitas.
Diferentemente dos colonizadores europeus que chegaram no Brasil, a arte indígena dos povos que aqui estavam atribuíam à sua produção sentido utilitário para a vida cotidiana, de celebração das tradições e ritos religiosos e de simbolismo cultural.
Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. ... Existem desenhos que demonstram sentimentos, desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos problemas enfrentados pelos povos.
Os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas....As cores que mais aparecem são: