O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.
Quais são as cores litúrgicas usadas na Igreja?
Cores litúrgicas na Igreja Católica Apostólica Romana
As cores litúrgicas na Igreja Católica Apostólica Romana são reguladas pelo nº. ...
As cores aprovadas pela IGMR, segundo o uso tradicional, e seus respectivos tempos de uso ao longo do ano litúrgico são o branco, o vermelho, o verde, o roxo, o preto e o rosa.
Qual é a cor do tempo litúrgico de hoje?
Cor Litúrgica: verde, símbolo de esperança e vida.
Qual tempo estamos na Igreja Católica?
doze meses
O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram os mistérios de Cristo, assim como os Santos.
Porque se usa vermelho em Pentecostes?
Em Pentecostes, o vermelho faz referências às chamas que desceram sobre os Apóstolos, e também ao fogo da caridade que foi ateado a eles depois daquele dia. Na arte cristã, o vermelho também se faz presente muito frequentemente associado ao Espírito Santo, que é a figura central do Pentecostes.
Qual o significado das cores para a Igreja?
Percebemos também que, a cada semana que passa, essa cor pode variar ou permanecer a mesma. Se acontecer de, no mesmo dia, irmos a duas igrejas diferentes comprovaremos que ambas utilizam as mesmíssimas coisas. Dessa forma, concluímos que as cores possuem algum significado para a Igreja.
Qual a origem das cores na liturgia da Igreja Católica?
O uso de diversas cores na liturgia da Igreja Católica surgiu dos significados místicos atribuídos a cada uma delas. Cores não previstas diretamente na IGMR, como dourado, prateado e azul serão discutidas abaixo.
Quais são os corações da Igreja?
Quando vamos à Igreja, notamos que o altar, o tabernáculo, o ambão e até mesmo a estola usada pelo sacerdote combinam todos com uma mesma cor. Percebemos também que, a cada semana que passa, essa cor pode variar ou permanecer a mesma.
Quais são as cores da liturgia sagrada?
Por meio das cores, a liturgia sagrada da Igreja apresenta uma linguagem própria, que envolve os cristãos no Mistério Pascal de Jesus Cristo. Com isso, as cores litúrgicas, segundo o uso tradicional, conforme a "IGMR" são seis: verde, branco, vermelho, roxo, preto e rosa. Vejamos a seguir sobre o uso de cada uma delas: